Trabalho de história - Vila Velha

PONTOS TURÍSTICOS DE VILA VELHA

Vila Velha é uma cidade turística muito populosa, localizada no Espírito Santo, Brasil. Cerca de milhões de pessoas vão lá todos os anos para conhecer sua história e seus pontos turísticos, que são principalmente suas praias belas, históricas e muito frequentadas por estarem perto do centro.
Como exemplos de praias estão: Praia da Costa, Praia do Itapoã, Praia de Itaparica, Praia das Garças, Praia do Meio, Balneário Barra do Jucu e Balneário Ponta da Fruta. 
Há também a Fábrica de Chocolate Garoto, uma das maiores do país. Além do Porto de Vila Velha, que recebe embarcações de vários países. Por último, o pólo de moda Glória, que é uma excelente opção de passeio para quem vai às compras.
Em Vila Velha, localiza-se o Museu Homero Massena e o Museu Ferroviário4 - antes era uma verdadeira estação de trem, a Estação Pedro Nolasco. Há também o Teatro Municipal Elio Vianna, a antiga sede da prefeitura; a Gruta do Frei Pedro Palácios - um dos jesuítas que catequizava os indígenas que habitavam o Brasil, bem como  o sítio Histórico da Prainha2. E, para finalizar, ainda existe o Santuário Divino7 que é considerado um dos maiores do Brasil; a ponte da Madalena3, que foi construída em 1896; o Morro de Moreno5, que se localiza em frente à Praia da Costa e o Farol de Santa Luzia 6, que funciona até hoje e, por isso, não é aberto para visitação.
Vamos agora para outro assunto: Religião. 
O Convento da Penha é uma das mais belas e antigas construções do Brasil Colonial; a Igreja Nossa Senhora do Rosário, que é a mais antiga do estado e, por fim, a Igreja Nossa Senhora da Glória.
 1 Localiza-se no mesmo morro que o Convento da Penha e possui tal nome por ter sido a primeira residência de Pedro Palácios

2 É um local onde se podem encontrar várias atrações como o 38º Batalhão de Infantaria, a Escola de Aprendizes Marinheiros, o Forte Piratininga, o Museu Homero Massena, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o obelisco a Vasco Fernandes Coutinho (1º Donatário da Capitania do Espírito Santo em 1535) e a Praça da Bandeira.






3 Passou por um processo de restauração recente e agora é a entrada da Reserva Ecológica de Jacarenema. Da ponte, os turistas podem apreciar a bela paisagem de todo o rio Jucu e a revoada das garças nos fins de tarde.


4 Hoje é um grande museu que reúne máquinas antigas como a Maria-Fumaça, o vagão de madeira, o trólei, o telégrafo, o quepe do agente, além de fotografias.



5 Tem 274 metros de altura e conta com várias atividades como rampa de voo livre  e pesca.
6 Foi construído em 1870, fica no final da Praia da Costa. Mede 12 metros de altura, com 9 m² de base. Sua luz, produzida por lâmpada de 3000watts, atinge 17 milhas marítimas, o equivalente a 31km.




7 Foi construído em 1956 e ganhou este nome após o criador da obra, Dom José Joaquim Gonçalves, receber uma inspiração para construir um santuário em honra ao Divino Espírito Santo.