O que você acha de fazer um passeio pelo mar do Espírito Santo a bordo de um barco verde e amarelo chamado Indiana? E ainda poder ver ao vivo e a cores todos aqueles animais marinhos que nós só conhecemos pelas imagens dos livros? O 7º ano fez esse passeio no dia 23/9 e agora nós vamos narrar para vocês como foi esse passeio maravilhoso.
Nosso barco saiu do porto às 10h e só chegou ao destino às 11h30min. O nosso professor de Ciências, Cristiano, vestiu a roupa de mergulhador e entrou no mar para buscar alguns bichinhos interessantes. Enquanto isso, os tripulantes da escuna e alguns outros professores distribuíram algumas boias, ou macarrões, para os alunos que quisessem mergulhar na água gelada.
Quando o Cristiano voltou com os animais e os colocou numa caixa de plástico com água para que eles não morressem, nós fizemos um círculo em volta dele para que ele pudesse descrever cada um dos animais que ele achou.
Ele começou a descrever um coral, que já estava morto, e, portanto, aquilo era só o esqueleto. Então, descreveu os cnidócitos ou cnidoblastos, que são células presentes em todos os cnidários responsáveis pela produção de uma toxina urticante cujo nome é cnida. Mostrou também outros representantes deste grupo, como uma borgônia, que estava coberta por pequenas estrelinhas cor-de-laranja conhecidas como ofiuros ouofiuróides e que são equinodermas. O Cristiano pegou, então, alguns ouriços-do-mar e descreveu alguns detalhes importantes dos ouriços, como os pés ambulacrários que são formados por canais preenchidos por água, formando-se um sistema hidrovascular; sua boca e seus cinco dentes chamados de “Lanterna de Aristóteles”. Ele também mostrou uma estrela-do-mar com oito braços e um ermitão do grupo dos artrópodes.
Entre as pessoas que nos acompanharam nesse passeio estão o professor Batalha, o Cristiano, a Daniela e algumas pessoas de fora da escola,o guia e mergulhador profissional José Ricardo Passos Kreischer e o médico e biólogo Willian Moledo Lopes.
Kreischer
Willian
E